segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bergen-Belsen "Sonho realizado......Grande aventura"

Hoje 21/10/2013, com certeza um dos dias mais marcantes da minha vida. O relato é grande, mas não tive como não escrevê-lo.....

Depois de descobrir que infelizmente os blogs que li de como chegar ao antigo campo de concentração e atual memorial da segunda guerra no vilarejo de Belsen, partindo da cidade de Celle, são muito antigos e hoje já não há ônibus direto para o campo, deu-se o início de minha aventura que inicialmente era descobrir como chegar até lá...Uma mocinha que estava na parada de ônibus e falava um pouco de inglês me sugeriu que pegasse o ônibus número 1-15 para a cidade de Bergen e de lá buscasse informação de como chegar ao vilarejo de Belsen.Fiz isso e entrei no ônibus que durante uns 40 minutos atravessou vários vilarejos, todo ligados por ciclovias, cada um mais bonito que o outro tendo entre eles pequenas florestas e riachos.Desci em Bergen, totalmente perdido e em minha segunda tentativa de contato em inglês, em uma pequena loja, uma gentil senhora me disse que o vilarejo estava há  5km dali e o campo ficava a 2km do vilarejo. Não havia segundo ela ônibus para lá, pensei num táxi, e quando ela falou que ligaria para a central para chamar por um, do outro lado da rua um senhor estava saindo de um pequena floricultura com um buquê de rosas e se dirigiu para um táxi parado ali em frente, ela me apontou e eu rapidamente atravessei a rua e perguntei ao senhor se ele falava inglês e este felizmente disse "yes", que palavra linda.kkkkkkk. Perguntei se ele podia me levar e depois me buscar no campo, e ele disse que sim, mas antes deveria passar com ele em sua casa, pois aquelas flores eram para sua esposa, pois estavam completando 55 anos de casamento, e assim fizemos. Sua casa coincidentemente era no vilarejo de Belsen. Em frente sua casa sua esposa saiu com um cachorro, me cumprimentou, e após a entrega solene das flores, seguimos para o campo. E de repente, ali estava eu, de frente para o portão de acesso do antigo campo de concentração nazista. Havia poucos visitantes, e diferentemente do campo que visitei com Andréia em Berlim, ali não há mais muros, nem torres de vigilância , nem os antigos barracões, pois tudo foi queimado após a tomada pelas tropas inglesas, pois doenças como tifo e difteria se alastravam pelo campo na época. Comecei minha visita, e descobri que o antigo campo de horrores e atrocidades, deu lugar há um gigantesco jardim, no meio de uma grande floresta. Algumas sepulturas individuais, e várias valas de enterro comum, que hoje são cobertas por grama e paredes identificam o número de pessoas ali enterradas, sem identificação dos nomes, nacionalidade, raça, apenas "seres humanos brutalmente mortos, por execução, fome e doenças". Continuei minha caminhada e de repente, sem saber por que, fixei os olhos em uma das sepulturas no meio do campo, me aproximei e lá estava, o motivo da minha vinda a este longínquo lugar.....me aproximei, e emocionado vi os nomes de Anne Frank e sua irmã Margot. Me ajoelhei, e antes de qualquer foto fiquei ali parado, e tive a certeza, que ali hoje é um lugar tomado pelos anjos e com a forte presença de Deus........Fiquei ali durante 2 horas e meia, e lá fora como combinado, o táxi me esperava para me levar até Bergen, de onde peguei o ônibus de volta para Celle. Espero que as fotos mostrem um pouco do que é este lugar, e para aqueles que leram como eu "O diário de Anne Frank", e visitaram o anexo em que ela e sua família se esconderam em Amsterdam,até serem capturados pelos pelos nazistas, esta visita parece completar o caminho daqueles que sentiram e sofreram com os relatos, da jovem, linda e com certeza pequeno anjo, que vive hoje no céu, a pequena Anne Frank..........abraços!!!!!!!











3 comentários:

  1. Nossa marido que relato emocionante, me senti ai com você. Muio feliz com sua conquista.
    Saudade.
    Dedeia

    ResponderExcluir
  2. Imagino o que você deve ter sentido neste local.Espero um dia visitar.Abraços.Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Winston,

    seu belo e terno relato foi a coisa boa de uma manhã de retorno à "masmorra"... kkk...

    Posso apenas imaginar o que você sentiu estando nesse local onde aconteceram tantas atrocidades mas que hoje se cultua a memória das vítimas da estupidez do nazi-fascismo, numa tentativa de relembrar a humanidade para que isso jamais se repita.

    Esse é um local que pretendo ainda visitar no futuro, junto com Auschwits...

    Acabei de ler semana passada o relato histórico de Primo Levi "É Isto Um Homem?". Nele o autor relata com riqueza de detalhes a vida num campo de concentração, vida é mera expressão.

    Li também "Anne Frank, Uma Biografia", fantástico livro de Melissa Muller onde a mítica Anne cede espaço à Anne Frank ser humano.

    Parabéns pela grande aventura amigo, uma viagem de sonhos...

    Abraços

    ResponderExcluir