sábado, 26 de outubro de 2013

Cidade de Wannsee

Hoje, sábado dia 26 me aventurei indo pra a pequena cidade de Wannsee, poucos km de Berlim..........Motivo: Foi nesta cidade em janeiro de 1942, numa casa reservada para conferências, onde a mais alta patente militar e os principais nomes da política do Reich, reuniram-se para tratar da triste e famosa " Solução Final", ou seja o extermínio total dos Judeus em toda a Europa.....dentro desta casa, encontrei talvez as fotos mais tristes das atrocidades praticadas contra o povo judeu....Destaco momentos de judeus felizes e abraçados posando para foto, e embaixo destas, a triste história individual dos personagens da foto, modo como foram presos e assassinados....um quadro que mostra os quatro momentos de um fuzilamento, que são:1- os judeus cavando sua própria cova; 2- os judeus sendo emparedados;3- os soldados alemães atirando e 4-os judeus caindo em seus últimos suspiro de vida, após serem atingidos.....fotos de valas cheias de corpos de judeus...Foto de vários oficiais e políticos presentes na conferência, onde destaco a foto de um dos piores nomes do nazismo,Adolfo Eichmann, responsável pela logística do extermínio, que depois da Guerra fugiu para a Argentina, mas foi sequestrado pelo serviço secreto israelense em 1960, levado a Israel, julgado e condenado, sendo enforcado em 1962.......Mesmo triste, está visita a Wannsee é fundamental, principalmente para os aficcionados pela história da Segunda Guerra Mundial. Além disso, Wannsee é uma cidade muito bonita, cercada por canais, onde a prática do Iatismo e Remo é muito forte....Termino com uma foto da Estação Central de trens de Berlim. Abraços .











Um comentário:

  1. Muito bom seu relato meu amigo.

    Comecei a ler agora o volume I do livro de Saul Friedlander "Os Judeus e a Alemanha Nazista: Os Anos de Perseguição 1933/1939".

    Os dois monumentais volumes de Friedlander são definitivos no estudo da insanidade nazista e o Holocausto. O livro conta com muitos documentos recentemente descobertos em arquivos russos, britânicos, alemães, poloneses e ucranianos.

    Recomendo a leitura.

    Vou incluir Wansee na minha futura incursão alemã...

    Estamos ansiosos pelo seu retorno para ouvir as estórias e ver fotos...

    E claro porque Polly e eu estamos com saudades...

    Abraços

    ResponderExcluir